digital-security

Hackers sequestraram sistemas de um hospital e querem resgate.

Hackers sequestraram os sistemas de um hospital em Hollywood e há mais de uma semana exigem uma recompensa em bitcoins para liberação do sistema.

Enquanto isso, tudo está sendo feito na base da caneta e papel lá dentro. Alguns registros de pacientes estão inacessíveis, e alguns dos serviços oferecidos pelo Hollywood Presbyterian Memorial Medical Center não estão na ativa, como tomografias computadorizadas. Alguns pacientes perderam a consulta marcada, outros acabam sendo transferidos para outros hospitais.

Os hackers querem uma quantia bem gorda para devolução dos sistemas internos do hospital: eles exigiram 9.000 em Bitcoins, o que daria algo em torno de US$ 3,6 milhões.

De acordo com Allen Stefanek, CEO do Hollywood Presbyterian Memorial Medical Center, o ataque foi aleatório, e não direcionado especificamente ao hospital. Detalhes sobre como o ransomware invadiu os computadores do hospital e qual a origem dele ainda não foram divulgados, enquanto a polícia tenta traçar as origens do ataque.

http://a.msn.com/r/2/BBpAhER?a=1&m=PT-BR

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Ransomware é um tipo de malware que restringe o acesso ao sistema infectado e cobra um valor de “resgate” para que o acesso possa ser reestabelecido.

Um exemplo deste tipo de malware é o Arhiveus-A, que compacta arquivos no computador da vítima em um pacote criptografado. Depois, informa que os arquivos somente poderão ser recuperados com o uso de uma senha de 30 dígitos que a vítima receberá após efetuar sua compra em um site do atacante. Trata-se de um golpe ou de fato uma ação extorsiva, pois os crackers podem fornecer, ou não, o código HASH para decriptar os arquivos após o pagamento de “resgate”.

Os Ransomwares não permitem acesso externo ao computador infectado como os trojans, a maioria é criada com o propósito comerciais, geralmente são detectados pelos antivírus com uma certa facilidade pois costumam gerar arquivos criptografados grandes, embora alguns possuam opções que escolhem inteligentemente quais pastas criptografar, ou então, permitem que o atacante escolha quais as pastas de interesse.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Ransomware